A
minha cunhadinha Gabi me presenteou no natal com uma lata de Confit du Canard (Confit de Pato). Na época eu nem sabia o que era isso, mas depois que eu preparei e ví que era uma delícia, resolvi pesquisar um pouco mais.
Pelo google eu encontrei o que significa o termo Confit. É uma expressão genérica para vários tipos de comida que foram cozidas lentamente em óleo. É um dos meios mais antigos de preservar carnes. Aquí no Brasil a gente lembra logo de carne de porco que os antigos conservavam por meses em banha de porco... é o mesmo procedimento. Pode ser aplicado a vários tipos de carne, como pato, ganso, frango porco e até salmão.
Pequisei um pouco algumas receitas e encontrei essas duas (link1
e link2), que juntei e criei a minha versão.
Ingredientes
- Coxas com sobre-coxas de frango.
- Sal (pesar 4g por 250g de frango).
- Tomilho (a gosto)
- Louro (1 a 2 folhas por peça de coxa com sobre-coxa).
- Alho picado (1 dente por peça de coxa com sobre-coxa).
- 2 colheres de chá de grãos de pimenta preta.
- Azeite de oliva.
Preparo
1-
Em recipiente, temperar o lado da carne do frango com os temperos e a maioria
do sal. Temperar o lado da pele com o restante do sal.
2-
Cobrir com papel filme ou passar para um saco plástico e manter no refrigerador
de 12 a 48 horas.
3-
Remover o frango do refrigerador.
4-
Lavar o frango em água corrente e secar bem com uma toalha de papel. Cortar o
excesso de gordura e separar a base das coxas do osso.
5-
Pré-aquecer o forno de 90-95oC.
6-
Em um refratário grande, acrescentar três folhas de louro, alguns ramos de
tomilho, a pimenta preta e o excesso de gordura.
7-
Espalhar o frango, com o lado de pele para baixo. Cobrir com azeite de oliva.
8-
Assar no forno por 6 horas. É importante monitorar a temperatura de preferencia com um termometro de forno. O confit é cozido em óleo e não frito. Se você começar a observar pela janela do forno as bolhas características de fritura, abaixe a temperatura.
10- Para servir, retire da panela a porção a ser usada e passe para uma frigideira grande. Em fogo baixo, aqueça em cada lado por 15 minutos, até dourar levemente. Como sugestão, pode-se servir com batatas assadas.
O resultado final é um frango molhadinho e soltando do osso e que derrete na boca. O azeite que sobra fica saborizado com frango e pode ser usado para assar as batatas.
5 comentários:
Olá.
Posso fazer na boca do fogão, se sim, qual o tempo de cocção?
Grata.
Maria
Olá Maria, obrigado pela visita ao blog!
O que eu aprendi quando estava pesquisando para fazer este prato é que o importante é manter uma temperatura baixa, abaixo de 100oC. Quando fiz o prato eu usei um termômetro de carne com a ponta mergulhada no azeite para ter certeza que estava mantendo a temperatura entre 60-90oC. O problema que vejo em fazer na boca do fogão é manter esta temperatura baixa. O riso é que vc pode fritar o frango ao invés de confitar, que é cozer no óleo! Se você resolver tentar, não deixe de passar aqui para contar como ficou!
Boa noite, Nick.
Grata por responder.
Vou arriscar e fazer na boca do fogão com coxa e sobrecoxa.
Volto pra contar. Vlw ;)
Boa noite, Nick.
Voltei para dizer que fiz o confit com banha de porco e na boca do fogão. Lavei o frango passei limão e lavei novamente, temperei com sal, pimenta do reino, sálvia e tomilho secos, cobri com a gordura, coloquei a panela de inox sobre uma frigideira de ferro fundido que tenho aqui para que a chama não ficasse em contato direto. Não fiz em panela de ferro porque quando esquentam ficam perigosas. Deixei 1h, coloquei 5 cabeças de alho debulhadas e com casca e deixei mais uma hora tirando a espuma que ia se formando em cima. Bom? Não! Maravilhoso!!! O teu Blog me inspirou, fico grata, e dá certo.
Maria
Ahh!! E a carne não desmancha, as coxas com sobrecoxas ficam compactas e intactas. É isso.
Maria
Postar um comentário