Pages

domingo, 27 de abril de 2014

Barriga Suína Assada Lentamente com Erva Doce - Gordon Ramsay #70



Ultimamente tenho assistido muito o seriado  Gordon Ramsay’s Ultimate Cookery Course do cozinheiro Gordon Ramsay

A proposta do show é muito interessante. A intenção é de ser um mini-curso de culinária, com dicas diversas e onde ele faz 100 receitas diferentes, com o objetivo de melhorar as habilidades de quem assiste como cozinheiro caseiro.

Fiquei muito interessado e depois de conseguir uma cópia do livro que acompanha a série, decidi fazer uma receita para testar. A escolhida foi a de número #70, já que eu tinha um vidro de mostarda rústica na geladeira já aberto.

O vídeo da receita pode ser encontrado aqui, começando em 14:37 (episódio 14).

É uma combinação interessante de sabores do porco com a erva doce. O resultado foi impressionante e muito melhor do que eu esperava. A receita funcionou perfeitamente, o que nem sempre acontece quando se segue um livro de receitas e o resultado ficou muito parecido! Todos em casa adoraram a carne e o molho e na minha opinião foi a melhor receita de porco que já fiz. Repetindo o que o próprio Gordon diz no vídeo... a carne quase derrete na boca!

Depois do resultado desta receita, resolvi partir para um desafio maior... fazer todas as 100 receitas do seriado. Vou começar pelo primeiro episódio, fazendo cada uma em sequência.

Vejam abaixo o resultado desta primeira tentativa!


Ingredientes
  • Uma peça de barriga suína com pele (1 Kg). A barriga suína nada mais é do que o toucinho. Geralmente os açougues ou supermercados tem a barriga suína em peça e cortam do tamanho que quiser, bastando pedir no balcão. Peçam um pedaço da porção mais "carnuda".
  • 1 bulbo de funcho limpo e fatiado grossamente.
  • 4 folhas de louro frescas.
  • 3 dentes de alho sem pele e amassados.
  • 1 colher de chá de cardamomo.
  • 4 anises estrelados.
  • 1 colher de sopa de sementes de erva doce.
  • 325mL de Vinho branco.
  • 500 a 750mL de caldo de frango (mais pode ser necessário dependendo do tamanho da assadeira).
  • 1 colher de sopa de mostarda rústica.
  • Azeite de oliva.
  • Sal marinho e pimenta-do-reino. 

 
Preparo

1- Faça cortes rasos na pele da peça de barriga suína em formato de losango, com uma distância de 1 ½cm. Isso facilita assar a pele e também a penetração dos temperos.

2- Tempere o porco com sal marinho, flexionando a carne para fazer o sal penetrar nos cortes.

3- Aquecer no fogão um pouco de azeite em uma assadeira e saltear por cerca de dois minutos o funcho picado, o alho, o louro, o cardamomo amassado, o anis estrelado e metade das sementes de erva-doce.
 
4- Acrescente o porco, com a pele voltada para baixo e doure por 5 minutos. Virar o porco e espalhar o restante das sementes de erva-doce na pele do porco.


5- Acrescentar o vinho branco ao redor do porco e ferver até que o álcool tenha evaporado. É importante não molhar a pele suína. O fato dela permanecer seca todo o tempo é o segredo para o resultado crocante no final.

6- Adicionar o caldo de frango até cobrir a porção de carne da peça de porco, deixando a porção de gordura exposta. Levantar fervura antes de levar ao forno. Após eu preparar o prato, segue uma dica... o fato de eu usar uma forma redonda aumentou a quantidade de caldo de galinha necessário, com isso, o tempo de cozimento aumentou um pouco. Recomendo usar uma forma quadrada como o Gordon usou no vídeo.


7- Levar ao forno pré-aquecido a 180oC por 2 ½ horas. A pururuca que formou na foto abaixo é porque usei a função de grill que tenho no meu forno. Em um forno normal, o resultado vai ser crocante mas não tanto assim, mais ou menos como no vídeo.

8- Retirar o porco da assadeira e reservar por 20 minutos antes de cortar. Preparar o molho enquanto isto.

9- Remover o excesso de gordura da assadeira, acrescentar a mostarda e misturar bem. Remover o anis e o cardamomo, peneirar e servir.













segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dicionário de Termos Culinários Inglês - Português



 Dicionário de Termos Culinários Inglês - Português

Sempre que eu tento copiar uma receita original em inglês, um dos maiores problemas que encontro é achar o correspondente correto nacional dos ingredientes importados. Sempre termino fazendo uma busca no Google até encontrar o que preciso.
Por isso, resolvi montar este dicionário, para ir guardando os nomes dos ingredientes que já encontrei. 

A
Allspice – Pimenta-da-jamaica.

B
Bay – Louro.
Black Pepper – Pimenta-do-reino.

C
Cardamom – Cardamomo.
Chorizo – Chouriço-espanhol. É um embutido feito de carne e gordura de porco, temperado com páprica defumada (pimentón) e sal.
Cannellini bean – Feijão branco.
Caster Sugar – Açúcar de confeiteiro
Cloves – Cravo-da-Índia. Ground Cloves - Cravo da Índia em pó. 
Chestnut Mushroom – Cogumelo Portobello pequeno 

F
Fennel ou Anise – Funcho ou erva-doce (Foeniculum vulgare). Pode ser usado o bulbo (Fennel Bulb) ou as sementes de erva-doce (Fennel seeds).

G
Garlic – Alho.

L
Lamb's lettuce –Folhagem conhecida pelos nomes de ALFACE-DE- CORDEIRO, ALFACE-DA-TERRA, ALFACE-DE-COELHO, CANÓNIGO. Na falta, usar o agrião.

M
Mustard – Mostarda. Podemos ter vários tipos, entre eles wholegrain mustard (mostarda rústica - mostarda tradicional, ‘à l’ancienne’, com grãos claros e escuros inteiros)

N
Nutmeg – Noz Moscada.

O

Olive – Azeitona. Pode ser azeitona preta (black olive) ou azeitona verde (green olive).

Olive Oil – Azeite de Oliva.



P
Pork – Carne de Porco.
Pork Belly - Barriga Suína
Pork Chop - Bisteca suína
Parsley – Salsinha 

R
Red Mullet (fish) Salmonete. Também conhecido como Peixe Trilha.
Red Pepper ou Red Bell Pepper – Pimentão vermelho.
Red Onion – Cebola Roxa
Red Wine Vinegar – Vinagre de vinho tinto
 

S

Salt – Sal.
Scallop – Vieira. 
Sea Bream – Uma variedade de peixes do mar pertencentes à família Sparidae, incluíndo o Sargo e o Pargo.

Sea Salt – Sal marinho.

Star Anise – Anis estrelado.
Spring Onion – Cebolinha
Sweetcorn – Milho doce. O milho doce difere na quantidade de açúcar no grão. Enquanto o milho verde possui entre 3% de açúcar e entre 60 e 70% de amido, o milho doce tem de 9 a 14% de açúcar e de 30 a 35% de amido (ref). 

T

Thime – Tomilho.