É um prato completo, com costela bovina bem cozida e mandioca. Quando bem feita fica com um caldo cremoso e saborosíssimo!
Pesquisei várias receitas mas a que mais me agradou foi a do site Ana Maria Brogui. Eu fiz algumas pequenas adaptações e o resultado foi ótimo. Minha família adorou!
Ingredientes (serve 8 pessoas)
- 2 Kg de costela ripa.
- 1,2 Kg de mandioca crua
- 4 cebolas
- 1 lata de tomates picados
- 1 xícara de vinho branco seco
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sopa de páprica doce
- 1/2 colher de sopa de alecrim seco
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar
- 1 xícara de cheiro verde fresco picado
- sal
- pimenta do reino
- azeite de oliva
1- Em uma panela de pressão, colocar a mandioca e cobrir com água. Levantar fervura, fechar e cozinhar por 15 minutos após pegar pressão, até que a mandioca esteja bem macia. Em seguida, remover a mandioca para uma travessa, cortar os pedaço ao meio para retirar a fibra central e reservar.
2- Cortar a costela em pedaços, separando os ossos. Temperar com sal e pimenta do reino e reservar. Cortar a cebola grossamente e reservar.
3- Na mesma panela de pressão, acrescentar azeite de oliva (cerca de 100mL) e o açúcar. Aquecer em fogo alto até que o açúcar comece a caramelizar.
4- Acrescentar a costela, refogando em fogo alto por 15 minutos. Mexer regularmente para dourar todos os pedaços.
5- Acrescentar o alho, alecrim e a páprica e refogar por mais 5 minutos. Adicionar o vinho branco e deglacear o fundo da panela, refogando por mais 5 minutos em fogo alto.
6- Acrescentar a cebola picada e o tomate, misturar bem e acrescentar água até quase cobrir a carne. Levantar fervura e fechar a panela. Abaixar o fogo e cozinhar por 30 minutos.
7- Após este tempo, abrir a panela, manter em fogo baixo e adicionar a mandioca. Mexer com cuidado para não quebrar os pedaços de mandioca e cozinhar por cerca de 5 minutos, até que o caldo engrosse e fique cremoso.
8- Acrescentar o cheiro verde picado e misturar com cuidado. Servir imediatamente.