Eu encontrei esta receita de pão neste link. A receita é muito fácil e faz um pão super saboroso e macio!
Estou passando as quantidades para 1kg de semolina mas para outras quantidades é só alterar proporcionalmente. Quando fiz a receita, usei um terço das quantidades, por isso as fotos mostram o resultado para esta proporção.
Ingredientes
1Kg de Semolina de trigo durum
560g de água morna
1 saquinho (10g) de fermento biológico seco instantâneo
120g de manteiga sem sal derretida
26g de sal
Semolina para polvilhar
Preparo 1- Em um bowl, misturar as farinhas, o sal e o fermento. 2- Adicionar a água morna e misturar bem até soltar. Retirar do bowl e sovar a massa por cinco minutos. 3- Retornar a massa ao bowl e adicionar a manteiga derretida. Misturar bem, retirar a massa do bowl e sovar novamente até incorporar toda a manteiga. Deixar descansar até dobrar de tamanho (aproximadamente uma hora). 4- Dividir a massa em porções e colocar na assadeira previamente polvilhada com semolina. Deixar descansar por mais 30 minutos.
5- Assar em forno pré-aquecido a 160-180oC até levemente dourado.
O Ravióli é muito fácil de fazer e utiliza poucos ingredientes. Por isso, é fundamental escolher ingredientes de primeira linha. Ao invés de utilizar apenas farinha de trigo resolvi usar uma mistura de farinha e semolina e também procurei no mercado por ovos caipiras.
Ingredientes Massa
150g de Farinha de Trigo Especial
150g de Semolina de Trigo Durum
3 ovos caipiras
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 pitada de sal
Água morna
Mistura de um ovo com uma colher de sopa de água, para fechar os raviólis
Ingredientes Recheio
115g de peito de peru defumado sem pele
35g de nozes sem casas
175g de Ricota
50g de Parmesão ralado
100g de requeijão cremoso
Preparo 1- Preparar o recheio, misturando bem em um bowl o peito de peru (moído em processador de alimentos), as nozes picadas, a ricota picada, o parmesão e o requeijão. Reservar.
2- Em uma mesa de trabalho limpa, misturar as farinhas e o sal. Abrir um espaço no meio e adicionar os ovos e o azeite.
3- Misturar lentamente com um garfo, incorporando a farinha aos poucos.
4- Sovar a massa por 5 minutos até que esteja lisa.
5- Embrulhar em filme plástico e deixar descansar por meia hora
6- Dividir a massa em 3 partes e abrir com o rolo, deixando o mais fino possível. Cortar a massa em tiras e adicionar porções do recheio. Umedecer as bordas da massa com a mistura de ovo e água e fechar com um garfo.
7- Cozinhar em bastante água fervente com sal até que esteja "al dente". Servir com molho de tomates.
Neste final de semana eu vou fazer Raviólis caseiros e nada melhor para acompanhar do que um bom molho de tomates!
Para um bom molho, o mais importante são os tomates. Tente buscar sempre tomates maduros (quanto mais verdes mais ácido o molho resultante)
A receita que usei foi a seguinte.
Ingredientes
8 tomates
2 cebolas
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Ervas a gosto (salsinha, oregano, etc...)
Sal e pimenta-do-reino
Preparo 1- Lavar e remover a pele e sementes dos tomates. Uma dica para tirar a pele facilmente é fazer um corte em forma de X e cada tomate e mergulhar em água fervente por 30 segundos.
2- Refogar o alho e a cebola no azeite.
3- Adicionar os tomates picados e refogar em fogo brando por pelo menos uma hora, até que o líquido tenha reduzido. Quanto mais tempo refogar mais apurado ficará o sabor do molho. Utilizar um amassador de purê de batatas para deixar a consistência mais grosseira ou um hand-mixer para deixar mais lisa.
4- Adicionar as ervas. Eu escolhi salsinha e orégano frescos. Acertar o tempero com sal e pimenta-do-reino. Refogar por mais alguns minutos.
Preparo 1- Refogar a cebola, o alho e o alho poró no azeite. 2- Acrescentar o frango e refogar bem. 3- Acrescentar o milho verde, o extrato de tomate e o caldo de frango. Misturar bem. Reservar. 4- Preparar a massa, com a farinha, o sal, a manteiga e o guaraná. Misturar bem com as mãos até que forme uma massa lisa e fácil de trabalhar. 5- Dividir a massa em duas partes. Com a primeira, forrar uma forma desmontável de torta. 6- Colocar metade do recheio na forma forrada com a massa, cobrir com requeijão e depois com mais uma camada do recheio. 7- Cobrir a torta com o restante da massa e pincelar com a gema de ovo. 8- Assar em forno médio pré-aquecido até que esteja dourada.
O molho deste prato é praticamente devido ao vinho tinto e fica delicioso. Fiz a receita baseada no livro "Mastering the Art of French Cooking", de Julia Child. Ingredientes
1.1 a 1.4Kg de Frango em pedaços (sobrecoxas ou coxas).
Vegetais para marinada (meia cebola picada, 1 cenoura picada, grãos de pimenta do reino, 4 ramos de salsinha, uma folha de louro, dois dentes de alho picados e dois ramos de tomilho fresco)
400g de cogumelos paris frescos.
115g de bacon.
2 dentes de alho picados.
4 a 5 colheres de sopa de manteiga (uma barra de 100g dividida em 5 partes)
1 colheres de sopa de farinha de trigo.
Óleo de Girassol.
120mL de caldo de carne.
60mL de conhaque.
1 garrafa de vinho tinto de boa qualidade (750mL).
500mL de caldo de galinha.
1 colher de sopa de extrato de tomate.
1/4 de colher de chá de tomilho desidratado.
1 folha de louro.
20 a 24 cebolas pirulito (para conservas) sem casca.
Sal e pimenta-do-reino.
Preparo Na Véspera 1- Preparar uma marinada com o frango, os vegetais para marinada e o vinho. Cobrir com filme plástico e manter na geladeira durante a noite.
2- Lavar bem os cogumelos. Colocar em um pote com papel toalha para secar. Se os cogumelos estiverem muito úmidos não vão dourar bem.
No dia 3- Remover a pele e cortar o bacon em pedaços. Ferver em água por 10 minutos para remover o sabor de defumado. Secar e reservar.
4- Remover o frango da marinada e secar cada peça com papel toalha. Caso esteja úmido não vai dourar bem.
5- Separar o caldo da marinada, os vegetais e os temperos (pimenta, salsinha, tomilho e louro).
6- Cortar os cogumelos em quartos.
7- Preparar os cogumelos salteados: Em uma frigideira, adicionar uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de girassol e saltear os cogumelos aos poucos em fogo médio-alto. Caso muitos cogumelos forem colocados na frigideira ao mesmo temo eles vão soltar água e os cogumelos vão cozinhar e não fritar. Reservar quando dourado.
8- Fritar o bacon em uma colher de sopa de manteiga em fogo baixo até que esteja dourado. Reservar.
9- Dourar o frango na mesma panela e reservar. Após isto, eu descartei a gordura da panela para deixar o prato menos carregado de gordura.
10- Temperar o frango com sal e pimenta-do-reino, retornar o bacon e adicionar os vegetais da marinada (cenoura, cebola picada e alho picado). Misturar, tampar e cozinhar por 10 minutos em fogo médio. Virar o frango uma vez. 11- Acrescentar o conhaque e flambar. 12- Adicionar o vinho (da marinada), o caldo de frango, o extrato de tomate, o tomilho desidratado e dois dentes de alho picados. Cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até que o frango esteja macio mas sem desmanchar.
13- Enquanto o frango está cozinhando, preparar as cebolas: Em uma frigideira grande, adicionar 1 colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de girassol. Adicionar as cebolas e dourar em fogo médio. Adicionar o caldo de carne e os temperos da marinada (pimenta, salsinha, tomilho e louro). Tampar e cozinhar lentamente até que as cebolas estejam cozidas e o líquido evaporado. Reservar.
14- Quando o frango estiver cozido, remover e reservar.
15- Ferver o molho em fogo alto para reduzir. Caso necessário, preparar uma pasta com uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de farinha de trigo e adicionar aos poucos, misturando bem, para engrossar. 16- Retornar o frango, acrescentar os cogumelos e as cebolas e cozinhar mais um pouco. 17- Servir acompanhado de arroz branco ou batatas.